Voltar ao site

Trigo 2021: veja quais são as cultivares disponíveis para a safra de inverno

Com a proximidade da safra de inverno, é hora de selecionar opções de trigo que melhor se adaptam ao ambiente de produção da sua fazenda. Definir qual o objetivo se busca com cada talhão da lavoura auxilia na hora de definir em relação às cultivares, uma vez que cada uma tem seu potencial considerando as características agronômicas, reações às doenças, bem como os níveis de qualidade industrial que cada uma promete.

Confira as cultivares disponíveis

para a temporada 2021

Tbio Noble

Trata-se de um trigo especial que promete suprir a demanda de trigos para farinhas fortes e claras. Possui excelente qualidade industrial para panificação, com força de glúten e produtividade superior. O Tbio Noble é classificado como um trigo melhorador e genuinamente branqueador.

Tbio Sinuelo

Esta cultivar se destaca pela sanidade, pelo ciclo mais longo e pelo rendimento de grãos superior. Trata-se de um trigo de ciclo médio-tardio, sendo indicado para plantio no cedo. Tem classificação de trigo pão de qualidade similar a Quartzo. Além disso, o Tbio Sinuelo tem tido recordes de produtividade com excelente resistência ao acamamento.

Tbio Ponteiro

Esta cultivar tem o potencial de rendimento similar ao Tbio Sinuelo, com destaque em anos de estiagem pela tolerância ao alumínio tóxico. O Tbio Ponteiro se destaca pelo alto nível de resistência às principais doenças de cultura. Nas folhas apresenta excelente resistência ao complexo de manchas, ferrugem, oídio e vírus do mosaico do trigo.

Na espiga, mantém um ótimo nível de segurança, com excelente nível de resistência à brusone e giberela. Além disso, tem característica de trigo pão com boa performance em panificação.

É uma cultivar que permite semeaduras antecipadas em regiões onde há ocorrência de brusone, tendo em vista o excelente nível de resistência à doença.

Tbio Astro

Esta é uma cultivar de ciclo superprecoce e com maior teto produtivo do portfólio, muito similar a TBIO Audaz. Apresenta o melhor tipo de planta e excelente nível de resistência ao acamamento. Também tem excelente sanidade de folha, com ótimo nível de resistência ao completo de manchas foliares, bacteriose e mosaico do trigo. Destaque para a elevada resistência à brusone na espiga e giberela.

Outra característica é que apresenta ampla adaptação em todas as regiões tritícolas. Também atende à demanda exigida pela indústria de panificação com alta força de glúten.

Tbio Duque

Essa cultivar faz parte da nova geração de trigo branqueador, filho de TBIO Toruk. Pelas características da qualidade industrial, oferece uma excelente liquidez comercial ao produtor rural. O Tbio Duque chega para suprir a demanda de trigos com farinha branqueadora, trazendo um pacote agronômico inédito no mercado para este segmento. Possui alto potencial de rendimento, superior aos seus principais concorrentes, com ciclo precoce.

Tbio Audaz

É considerada a cultivar de ciclo precoce mais completa do mercado. Tem excelente sanidade, com ótimo nível de resistência a mancha foliar, bacteriose e mosaico do trigo. Destaque para a elevada resistência à brusone e à giberela. É uma cultivar responsiva ao uso de alta tecnologia, fertilidade e manejo e tem qualidade industrial de trigo melhorador.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK